A importância da avaliação no Sector Social

16/02/2022

"Portugal está entre os três primeiros Estados-membros da UE em termos de importância económica das ISFLSF (Instituições Sem Fim Lucrativo ao Serviço das Famílias) e, por extensão, o mesmo será de admitir quanto à importância económica das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social). 


Conforme está desenvolvido estudo sobre o "Desenvolvimento das Instituições e Grupos de Acção Social" que deixamos aqui o link.  Destacamos as seguintes 3 ideias:

"As IPSS e as autarquias resolvem ou tentam resolver vários problemas sociais que se foram agravando nos últimos anos devido à covid e à crise económica. Contudo a forma de actuar destas instituições tem que ser alterada, não só porque têm que responder a um número bastante elevado de solicitações, como também o apoio financeiro público não é ilimitado, sendo mesmo cada vez mais escasso. É urgente arranjar novas formas de financiamento e de mostrar à sociedade o impacto e a transformação que as atividades de cada uma das IPSS tem na sociedade.


"O grande desafio à actuação das IPSS é, pois, continuarem a responder às necessidades sociais, antigas e novas, mas a partir de uma base de apoios financeiros mais diversificada onde os apoios públicos são uma entre várias outras fontes de financiamento."


..."as organizações sociais sem fins lucrativos serão cada vez mais pressionadas a demonstrarem de forma qualitativa, mas também quantitativa, qual o impacto da sua actividade na comunidade e qual a eficácia com que utilizam os recursos angariados"