IMM - Impact Measurement and Management e os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

26/04/2022

IMM - Impact Measurement and Management é um processo, que visa maximizar o impacto, que ajuda qualquer organização a tomar as melhores decisões para aumentar o seu desempenho respeitando as pessoas e o planeta.

Os processos IMM envolvem avaliações contínuas que geram aprendizagem e melhorias contínuas nos serviços e produtos, assim como, no bem-estar das pessoas e do meio ambiente que influencia.

A organização deve criar uma forte cultura de interação e aprendizagem de impacto, devendo ser a aprendizagem é um processo contínuo, que respeita os direitos humanos e ambientais, procurando aumentar os impactos positivos e reduzir os impactos negativos, contribuindo para os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, seguindo as Normas de Impacto dos ODS gerais e adaptadas às empresas, de modo, a integrar a gestão do impacto nas empresas/instituições.

É urgente tomar medidas e alterar a gestão das organizações. Em 2019 o ritmo do progresso só permitiria alcançar os ODS em 2082! Atualmente, depois da COVID-19, é estima-se que estes objetivos foram adiados pelo menos mais dez anos. Os sistemas e práticas actuais não estão a servir os interesses a longo prazo da humanidade ou do planeta.

As Normas de Impacto dos ODS foram pensadas tendo em vista o longo prazo e estão organizadas em torno de quatro temas interligados. Cada um dos quais desempenha um papel importante na plena integração da sustentabilidade: Estratégia, Transparência, Governança e Abordagem de gestão.

As Normas de Impacto dos ODS promovem uma gestão ativa dos resultados ODS. Procura-se ter sistemas para comparar regularmente a informação, de modo, a permitir tomar decisões e realizar novas ações tendo em vista otimizar o impacto.

Este processo de gestão será único para cada organização, dependendo do tamanho, do número de resultados dos ODS para os quais está a trabalhar (quer esteja a trabalhar para objetivos de nível A, B ou C) e outros fatores.

As organizações devem trabalhar desde já respeitando e melhorando as suas praticas dentro dos ODS, definindo os objetivos, realizando avaliações continuas e gerando informação para que as escolhas de hoje não hipotequem o futuro, procurando sim, contribuir para o desenvolvimento sustentável.