Hoje somos um mundo com mais Pobres

20/12/2021

Os resultados publicados no passado dia 17, relativos ao Inquérito às condições de vida e rendimento das famílias, vulgarmente conhecido como ICOR, traz-nos a má noticia de que a tendência de redução de pobreza conseguida na ultima década sofreu uma inversão, e este ano a taxa de risco de pobreza aumentou, estando em 2020 nos 18,4% (após as contribuições sociais), mais 2,2pp do que o ultimo ano, em 2019. Estes números atingem mais as mulheres e famílias com, pelo menos dois filhos.

Se retirarmos as contribuições sociais não associadas ao trabalho 43,5% da população é pobre.

Ainda, "Em 2021 (rendimentos de 2020), em Portugal, 2 302 milhares de pessoas encontravam-se em risco de pobreza ou exclusão social em risco de pobreza ou vivendo em agregados com intensidade laboral per capita muito reduzida ou em situação de privação material e social severa). Consequentemente, a taxa de pobreza ou exclusão social foi de 22,4%, i.e. mais 2,4 p.p. do que no ano anterior." (veja o relatório aqui)

A nível mundial, a ONU refere que em 2030 a taxa global de pobreza será de 7%, falhando o seu ODS #1 - Erradicação da Pobreza. Acrescenta ainda que a COVID-19 inverteu pela primeira vez, numa geração, a redução da pobreza extrema. (acompanhe a evolução dos ODS aqui)