O poder do desporto na luta contra os plásticos nos Oceanos

30/06/2022

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas decorre em Lisboa de 27 de junho a 1 de julho de 2022, coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia e sob o tama "Salvar os oceanos, proteger o futuro". Esta conferência é mais uma chamada de atenção para os problemas ambientais que o Mundo enfrenta e acontece num momento em é urgente mobilizar, criar e promover soluções que permitam alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável antes de 2030.

A Conferência vai promover uma série de soluções inovadoras de base científica, com o objetivo de lançar um novo capítulo na ação global para os oceanos e conta com diversas iniciativas, tais como a equipa de remo, Arabian Ocean, que foi convidada a falar na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano. Trata-se de um evento apoiado pelo Programa de Meio Ambiente da ONU, Clean Seas, intitulado "Racing for Clean Seas: Sport as a game changer in promoting ocean health and accelerating the implementation of SDG 14".

Pretende-se chamar a atenção para o poder do desporto na inspiração de mudanças, na incentivação de boas práticas de negócios e na transformação de comportamentos individuais para ampliar a ação oceânica, a ciência e a inovação para acabar com a poluição plástica. A resistência e a resiliência do oceano não são infinitas, ele não pode continuar absorvendo os efeitos das atividades humanas insustentáveis.

É fundamental passarmos da teoria à pratica, alterarmos os nossos hábitos tanto no dia-a-dia como em férias, esta travessia do Atlântico vem demonstrar isso mesmo. Pode seguir este projeto em: https://www.linkedin.com/posts/arabian-ocean-rowing-team_repost-lovin-dubai-through-this-event-the-activity-6946058409372708864-cYtb?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web